A presente patente de modelo de utilidade tem por objetivo um sistema de propulsão para bicicleta através de duplo pedal oscilante, dupla biela e dupla catraca e ao qual foi dada original construção, com vistas a melhorar a sua utilização e eficiência em relação aos similares existentes. Já são conhecidos sistemas de pedais rotativos com coroa, corrente e pinhão que impulsionam e movimentam as bicicletas. Em que pese a larga utilização desses sistemas de propulsão alguns inconvenientes podem-lhe ser atribuídos, devido ao fato de que eles não utilizam com eficiência toda força e o potencial energético do usuário, o que pode constituir uma operação cansativa e desconfortável principalmente em terrenos com aclives. Tendo em vista esse problema e no propósito de superá-lo foi desenvolvido o sistema de propulsão para bicicleta através de duplo pedal oscilante, dupla biela e dupla catraca, objeto da presente patente, a qual consiste em prover a bicicleta de um novo sistema de acionamento mais eficiente e menos cansativo para o usuário, figura (1) e figura (2).Essa forma de construção dos pedais soluciona os inconvenientes aventados, uma vez que o usuário utiliza a bicicleta em posição em pé usando e aproveitando todo o seu peso para acionar os pedais que por sua vez impulsionam a bicicleta para frente. É importante ressaltar que os pedais se movimentam de maneira independente, ou seja, um não interfere no movimento do outro, isto permite que o usuário após ter atingido certa velocidade possa descansar em pé com os dois pedais em posição para baixo.
De conformidade com o quanto ilustram as figuras acima relacionadas, o sistema de propulsão para bicicleta através de duplo pedal oscilante, dupla biela e dupla catraca, objeto da presente patente, é composto por dois pedais oscilantes 1A e 1B os quais através das bielas 2A e 2B acionam as catracas 3A e 3B que de maneira vai e vem, atuando somente no sentido horário, rotacionam a roda traseira da bicicleta 5.
Na presente disposição os pedais oscilantes 1A e 1B giram independentes pivotados no eixo 4 o qual possui uma ou duas molas helicoidais que tem como função retornar os pedais a sua posição superior.
Assim, o usuário utilizando o sistema em posição em pé, aciona os pedais um de cada vez alternando direito e esquerdo, utilizando o peso do seu próprio corpo até alcançar a velocidade desejada. Após isto, pode se quiser assumir posição de descanso ficando em pé com os dois pedais para baixo..
Na presente disposição os pedais oscilantes 1A e 1B giram independentes pivotados no eixo 4 o qual possui uma ou duas molas helicoidais que tem como função retornar os pedais a sua posição superior.
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